Notícias

Primeiro ESMAT DEBATE de 2024 discute "Suíte PANGEA - Ferramentas para produção de sentenças e acórdãos”

Na última segunda-feira, 11/03, aconteceu a primeira edição do ESMAT DEBATE. A atividade, exclusiva para Associados e Assistentes de Gabinetes do TRT-15, inclusive de 2º grau, abordou o tema: “Suíte PANGEA - Ferramentas para produção de sentenças e acórdãos”, e contou com a participação de cerca de 96 pessoas.

A abertura do evento foi conduzida pelo Coordenador Pedagógico e Conselheiro da ESMAT 15, Desembargador do Trabalho Fábio Bueno de Aguiar. Na oportunidade, o magistrado saudou a todos e ratificou a importância da presença da comunidade jurídica do TRT-15, uma vez que as inovações tecnológicas auxiliam na entrega de uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva.

Em sua exposição, Rodrigo Trindade, Juiz Auxiliar da Presidência, Titular da 2ª Vara do Trabalho de Lajeado/RS (TRT-4) e um dos idealizadores do projeto, fez uma breve contextualização do "PANGEA", de seu surgimento, de como a ferramenta vem sendo desenvolvida em 19 Tribunais do país, suas funções, objetivos, funcionalidades e seus diferenciais em relação a outras ferramentas já disponíveis.

O palestrante também mencionou o acordo de cooperação técnica que existe entre os Tribunais da 2ª, 4ª, 5ª, 8ª, 15ª e 24ª Regiões. Apresentou as ferramentas: “PANGEA Precedentes qualificados”, “PANGEA +” e “PANGEA GAB” que estão em processo de nacionalização no CNJ, nos TRTs e no CSJT, respectivamente. E, ainda, citou os projetos: “PANGEA AC” (TRT-7/CE), “PANGEA ADM” (TRT-4) e “PANGEA OIT” (Organização Internacional do Trabalho) em desenvolvimento.

Na sequência, a Juíza Fernanda Amabile Marinho de Souza Gomes, Diretora de Cursos de Curta Duração da ESMAT 15, e a assistente da Juíza Titular Regina Rodrigues Urbano, na Vara do Trabalho de Leme, Silvia Helena Notário, atuaram como debatedoras. Também foram feitas perguntas pelo chat e vídeo.

Para ver ou rever o ESMAT DEBATE (exclusivo para Associados), clique aqui.