Notícias

TRT-15 promove evento sobre autismo e adere ao Manual de Atendimento a pessoas com TEA

A atividade contou com o apoio da ESMAT 15

Com o apoio da ESMAT 15, na última terça-feira, 02/04 (Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo), a Escola Judicial do TRT-15, por meio do Programa “Escola ao vivo”, promoveu a palestra "O autismo é parte deste mundo, não um mundo à parte: Diálogos sobre autismo”. Durante o evento, o Presidente da Corte, Desembargador Samuel Hugo Lima, oficializou a adesão do Tribunal ao Manual de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, lançado em 2023 pelo Conselho Nacional de Justiça.

A atividade, que visava orientar a sociedade e combater a discriminação ao autismo, foi conduzida pelo Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, Diretor Cultural e de Cidadania da AMATRA XV, Coordenador Pedagógico e Conselheiro da ESMAT 15 e integrante do Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação do TRT-15. Em sua fala, sob forte emoção, o magistrado destacou o fato de que, assim como ele próprio, todos os convidados são pais de pessoas com TEA. “Temos em comum o fato de que todos somos engajados na luta pela conscientização, pelo combate à discriminação e, principalmente, pela inclusão”.

Na oportunidade, o Presidente do TRT-15, Desembargador Samuel Lima, destacou que ao analisar algumas das orientações do Manual, concluiu que as propostas, em sua opinião, devem ser estendidas a todos os cidadãos. “É com grande alegria que o Tribunal faz adesão ao manual, esperando que seja uma forma de melhorar a prestação jurisdicional a partir das pessoas com autismo”.

O evento contou ainda com a participação da Juíza Élbia Rosane Souza Araújo (TJ/BA), do Advogado Mário Henrique Aguiar Goulart Ribeiro Nunes Maia (pai atípico) e de Berenice Piana (Mãe de jovem autista e co-autora da Lei 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista). Todos puderam compartilhar suas experiências na luta pela concretização de políticas públicas de inclusão.

Com informações do TRT-15